Serviços


O Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo oferece aos trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde da SMS-SP os serviços de: Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa (SOF) e Tele-educação.

E ainda, o serviço de Tele-orientação dirigido aos usuários do SUS no Município de São Paulo sobre medidas de cuidado e proteção da sua saúde, que já eram providos pelo Município antes do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo por meio de iniciativas como Alô Mãe, Rede São Paulo Saudável e outras.

Teleconsultoria

Consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, regulação da assistência e questões relativas ao processo de trabalho, de forma assíncrona (teleconsultoria realizada por meio de mensagens com prazo de resposta de 72 horas).

A gestão e operação do serviço de Teleconsultoria será através da Plataforma de Telessaúde, desenvolvida com colaboração da equipe do Alô Mãe.botao-teleconsultoria

 

Tele-educação

São conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação.

O Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo integrará as iniciativas de tele-educação que já são oferecidas regularmente aos trabalhadores da Rede de Atenção à Saúde do Município, especialmente por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizado do Alô Mãe e do CEDEPS (Centro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa em Saúde) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Acompanhe a agenda de tele-educação oferecida a toda Rede de Atenção do Município de São Paulo no Portal Telessaúde do Município de São Paulo – na sessão Fique por Dentro e Agenda.

botao-tele-educacao

 

 

Segunda Opinião Formativa (SOF)

As SOF são elaboradas pelos Núcleos Técnico-Científico do Telessaúde seguindo uma estrutura definida que organiza o conteúdo, passam por um processo de revisão por um profissional com experiência na atenção primária à saúde (APS), e por fim são indexadas e publicadas na BVS APS.

A coleção de SOF é composta por perguntas e dúvidas originadas pelas Equipes de Saúde da Família vinculadas aos Pontos de Telessaúde em funcionamento no âmbito do Programa Telessaúde Brasil Redes. E, pode ser considerada como um exemplo de “tradução do conhecimento” já que sintetiza a melhor evidência disponível e apoia os profissionais da saúde nas questões práticas diárias.

Por meio do Portal Telessaúde do Município de São Paulo é possível acessar a coleção de SOF através da caixa de pesquisa ou na sessão de Acesso Direto. 

Saiba mais:

Tele-diagnóstico

Serviço que utiliza as tecnologias da informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico por meio de distância e temporal.

A oferta deste serviço, por meio do Núcleo Técnico-Científico de Telessaúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, ainda não está disponível. E a Coordenação Municipal identificará entre as instituições do Comitê Municipal Telessaúde Redes e outros Núcleos Técnicos-Científicos, aqueles que já oferecem o Telediagnóstico e propor projetos de cooperação para ampliar a oferta do serviço para a Rede de atenção do município.