Quais os cuidados que devo ter ao aplicar nitrato de prata para cauterização de granuloma em cicatriz umbilical de recém nascido?

Profissional solicitante:

Enfermeiro da ESF

O granuloma umbilical é descrito como um defeito de cicatrização que consiste na formação de um broto de tecido de granulação que se ergue do fundo da cicatriz umbilical; é de cor vermelha, o aspecto é úmido e há presença de secreção serosa ou sanguinolenta.

Os cuidados que devemos ter antes da aplicação de nitrato de prata (prescrição feita por profissional habilitado) na cicatriz umbilical são: – orientar a mãe ou cuidador/responsável sobre o procedimento; – reunir material necessário, higienizar as mãos conforme procedimento operacional padrão da instituição, calçar as luvas. Durante a aplicação: – observar aspecto do granuloma, presença de secreção ou odor*. – para melhor visualização da região e diminuir a flora bacteriana, realizar higiene prévia com haste de algodão** embebida em álcool a 70 %, da base para a ponta (parte mais externa) no sentido de meia lua, proceder a limpeza na superfície da pele circundante com o segundo cotonete e pincelar o restante do coto com outro cotonete; – caso haja necessidade, higienizar antes com água e sabão; – proteger a pele da região peri-cicatriz com óleo de amêndoas ou solução de ácidos graxos essenciais, para evitar queimadura química do nitrato na pele íntegra; – aproximar o bastão de nitrato de prata sobre o granuloma por alguns segundos até mudar de coloração; trocar de região até completar toda a área do granuloma.

Após a aplicação: – cobrir com compressa de gaze, sem fixar, para proteger a região de atritos e colocar a fralda. – orientar a mãe/cuidador/responsável para: -continuar com higiene na cicatriz umbilical com água e sabão no banho, removendo secreções e crostas, para diminuir a população bacteriana no local; – manter a aplicação com álcool a 70 % após banho, deixando o local sempre seco; – trocar fraldas normalmente; – comunicar ao profissional de saúde qualquer anormalidade da região para avaliação do processo de cicatrização. Na presença de sinais de inflamação ao redor do umbigo, como edema, hiperemia e calor no local com ou sem sinais sistêmicos de infecção, deve-se suspeitar de onfalite. Encaminhar para consulta médica imediata. Na ausência da haste de algodão, pode-se usar uma compressa de gaze. Lembrar a mãe que o procedimento é indolor à criança, pois não há terminações nervosas no granuloma. Portanto, se a criança chorar, não é por causa da limpeza.

Referência:

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Saúde. Protocolos de Enfermagem da Atenção Básica da Prefeitura de São Paulo: – Manual de enfermagem: saúde da criança e do adolescente,; 4 ed; 2015, pág. 50 (disponível do endereço em 06/11/2018 http://pesquisa.bvsalud.org/sms/resource/pt/sms-10932).

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Saúde. Manual de normas rotinas e procedimentos de enfermagem. São Paulo, 2015, pág. 85 (disponível no endereço em 06/11/218 http://pesquisa.bvsalud.org/sms/resource/pt/sms-10908).

NUCLEO DE TELESSAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL. “Como tratar o granuloma umbilical do recém-nascido, na falta do bastão de nitrato de prata?” Segunda opinião formativa, submetida em outubro de 2017 (disponível no endereço em 06/11/2018 https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9776)