Os telefonemas recebidos, sobre dúvidas a respeito de COVID-19, podem ser atendidos por profissionais administrativos ou somente por pessoal técnico?
Os telefonemas recebidos, sobre dúvidas a respeito de COVID-19, podem ser atendidos por profissionais administrativos ou somente por pessoal técnico?

Profissional Solicitante:

Auxiliar de Escritório

Resposta:

Dentre as medidas adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo para o enfrentamento do Coronavírus, o telefone é um recurso importante, pois pode evitar o deslocamento desnecessário dos usuários às Unidades de Saúde, contribuindo para diminuir a disseminação da doença. O atendimento telefônico é uma forma de acolhimento ao usuário e pode ser realizado por todos os profissionais da Unidade. Cabe a cada Unidade se organizar, capacitar todos os profissionais para atender esta demanda, onde, as dúvidas técnicas a respeito do COVID 19 devem ser direcionadas ao pessoal técnico.

Referências:

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à Demanda Espontânea. Brasília (DF) 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acolhimento_demanda_espontanea_cab28v1.pdf

Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Prefeitura Municipal de São Paulo. Enfrentamento à Covid-19 em São Paulo:  Cuidados na Atenção Básica: Recomendações, Fluxograma e Critérios de Encaminhamento para Hospitais e Hospitais de Campanha – HCAMP. São Paulo (SP) 2020. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/FLUXO_AB_COVID19_%20ANEXO_E_%20MANUAL_24_04.pdf