A coleta de swab para diagnóstico da COVID 19, por RT – PCR, deve ser realizada com a correta paramentação, incluindo o uso de máscara N95. Durante o procedimento se o profissional utilizar uma máscara cirúrgica e o face shield por cima da N95, há necessidade de troca da N95 a cada coleta?

Profissional Solicitante:

Gerente de serviços de saúde

Referente ao seu questionamento sobre uso de EPI para coleta de amostra PCR para COVID , a NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE QUE DEVEM SER ADOTADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA AOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2), atualizada em 08/05/2020, traz recomendações para uso de MÁSCARAS N95/PFF2, devendo ser utilizada sempre que realizar procedimentos geradores de aerossóis durante o atendimento de pacientes com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) nos estabelecimentos assistenciais de saúde. Não se recomenda o uso de máscara cirúrgica sobre a N95, além de não garantir a proteção adequada, não contribui para reduzir a transmissão cruzada de microrganismos. Além disso, o uso indiscriminado de máscaras representa um desperdício de recursos em período de pandemia. Em relação ao uso do face shield por cima da N95, essa conduta não exclui a necessidade de troca da máscara sempre que houver  comprometimento da integridade da mesma (rasgadas, amassadas, presença de vincos, umidade, sujidade visível, ausência de vedação, etc..).

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde. Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 – Orientações para serviços de saúde: Medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus (SARS-COV-2). Brasília (DF) 2020. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/Nota+T%C3%A9cnica+n+04-2020+GVIMS-GGTES-ANVISA/ab598660-3de4-4f14-8e6f-b9341c196b28

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). Protocolo de manejo clínico do Coronavírus (Covid-19) na atenção primária à saúde. Brasília (DF) 2020. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/20200422_ProtocoloManejo_ver08.pdf

Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Prefeitura Municipal de São Paulo, Coordenadoria de Vigilância em Saúde. Biossegurança no atendimento de pacientes com suspeita de infecção por novo coronavírus (SARS-CoV-2)  nos estabelecimentos assistenciais de saúde. São Paulo (SP) 2020. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/nota_tecnica%20_04_dve_2020_biosseguranca_13042020.pdf

Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Comitê COVID-19 – Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo. Manual Covid 19. São Paulo (SP) 2020.