Respostas às dúvidas e perguntas dos trabalhadores, profissionais e gestores das equipes de saúde que atuam na Rede de Atenção no Município de São Paulo sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Pergunta da Semana


Quais os cuidados que devo ter ao aplicar nitrato de prata para cauterização de granuloma em cicatriz umbilical de recém nascido?
novembro 9, 2018
Profissional solicitante: Enfermeiro da ESF   Resposta: O granuloma umbilical é descrito como um defeito de cicatrização que consiste na formação de um broto de tecido de granulação que se ergue do fundo da cicatriz umbilical; é de cor vermelha, o aspecto é úmido e há presença de secreção serosa ou sanguinolenta. Os cuidados que

Protocolos da SMS São Paulo


Redes de atenção à saúde: diretrizes

São Paulo; SMS; jun. 2017. 60 p. tab. [Monografia]

Protocolo de procedimentos operacionais do serviço de hemoterapia

São Paulo; SMS; 2016. 92 p. ilus. [Monografia]

Protocolo de procedimentos diagnósticos e terapêuticos da clínica neonatal

São Paulo; SMS; 5 ed; 2016. 552 p. ilus. [Monografia]

Raiva: cães e gatos

São Paulo; SMS; dez. 2015. [2] p. ilus, tab. [Não convencional]

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Sobre a Teleconsultoria


Como funciona

A Teleconsultoria assíncrona é um serviço ofertado às equipes de saúde para responder suas dúvidas e orientar suas decisões sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Todo o processo de envio, regulação e resposta da dúvida ou pergunta deve ser registrado na Plataforma de Telessaúde.

fluxo teleconsultoria

Quem pode perguntar?

Qualquer profissional das equipes de saúde e gestores das Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo pode usar o serviço de Teleconsultoria e enviar suas dúvidas ou perguntas sobre clínica, regulação ou processo de trabalho.

Quem responde?

As respostas às teleconsultorias são formuladas por Teleconsultores do Núcleo Técnico-Científico da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, no prazo de 72 horas e com embasamento no melhor conhecimento científico e clínico disponíveis, e adequada ao contexto e princípios do SUS.

Contamos com uma equipe de 9 Telerreguladores e 90 Teleconsultores que estão organizados por área (clínica, gestão, regulação).

Este grupo de Teleconsultores e Telerreguladores está capacitado para responder às teleconsultorias seguindo os Protocolos definidos pelo Programa Telessaúde Brasil Redes.

Protocolo de resposta às teleconsultorias, Ministério da Saúde (2013).
Protocolo de telerregulação de teleconsultorias, Ministério da Saúde (2013).

Sobre a Plataforma de Telessaúde


Como funciona

A Plataforma Telessaúde é uma ferramenta de gestão e operação do serviço de Teleconsultoria oferecido pelo Núcleo de Telessaúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, no contexto do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo.

Todos os processos do serviço de Teleconsultoria são registrados e acompanhados pela Plataforma: envio de pergunta ou dúvida, telerregulação, consulta ao especialista, elaboração e envio da resposta, e teleauditoria.

Principais funcionalidades da Plataforma:

  • Integrada ao SIGA/Saúde e ao CNES
  • Permite anexar imagens e arquivos relacionados à pergunta/dúvida
  • Envia alertas e notificações por email
  • Acessível por dispositivos móveis

O acesso à Plataforma Telessaúde está indicado no Portal Telessaúde do Município de São Paulo na Área Restrita, banner de destaque Teleconsultoria e/ou no ícone Teleconsultoria.

acesso-plataforma

Você também pode acessar a Plataforma de Telessaúde por meio do link: http://plataforma.telessaude.prefeitura.sp.gov.br/simpa/login.aspx.

Todos os usuários do serviço de Teleconsultoria (solicitantes, teleconsultores e telerreguladores) precisam ter registro (login e senha) para acessar à Plataforma.

Registro de usuários

Todos os profissionais vinculados as UBS cadastradas no Telessaúde já estão registrados na Plataforma com o seus CPF, que também é o login de acesso. A senha é a mesma para todos os usuários: mudar123Recomendamos que o usuário altere esta senha no seu primeiro acesso.

Se você é um profissional de uma das UBS cadastradas e não está conseguindo acessar a Plataforma de Telessaúde com o seu CPF, envie e-mail para: suporte.telessaude@prefeitura.sp.gov.br.

Precisa de ajuda?

Se você tem dúvidas de como usar ou está com problemas para acessar a Plataforma,  assista os vídeos tutorais:

icone-video Perfil Solicitante

icone-video Perfil Telerregulador

icone-video Perfil Teleconsultor

Além dos vídeos tutoriais, também estão disponíveis os manuais da Plataforma de Telessaúde:

Ou entre em contato com a equipe de suporte técnico:

Telefone: (11) 4567-7777

E-mail: suporte.telessaude@prefeitura.sp.gov.br.