Qual é a periodicidade da troca de sonda vesical de demora na atenção básica? Existe diferença de periodicidade de acordo com a patologia do paciente?
Qual é a periodicidade da troca de sonda vesical de demora na atenção básica? Existe diferença de periodicidade de acordo com a patologia do paciente?

Profissional Solicitante: Enfermeiro

Resposta

Não há evidência definitiva na literatura sobre intervalo regular para troca da sonda vesical de demora (via uretral ou via supra púbica) nos pacientes que necessitam do uso da sonda por longo período. Por essa razão, não há recomendação para a troca com intervalo fixo. Entretanto a troca pode ser realizada nas seguintes situações: Quando indicado por alterações clínicas do paciente, como nos episódios de infecção, drenagem inadequada ou incrustações; se o paciente tem um padrão de tempo entre a colocação da sonda e o surgimento de infecção ou de obstrução da sonda, especialmente quando a obstrução é causada por incrustações.Nesses casos, a troca pode ser planejada com intervalos regulares, uma semana antes do provável início das manifestações clínicas e conforme indicado pelo fabricante da sonda (geralmente a cada 12 semanas). Para garantir a integralidade a coordenação do cuidado é fundamental com a equipe, elaborar um projeto terapêutico singular (PTS) para o paciente, levando em consideração a história clínica, os achados do exame físico, a meta do plano terapêutico e o contexto onde o cuidado será realizado.

 

Referências

  1. MITCHELL, N. Long term urinary catheter problems: a flowchart to aid management. British Journal of Community Nursing. London, v. 13, n. 1, p. 6-12, 2008.

 

  1. NATIONAL CLINICAL GUIDELINE CENTRE. Infection: Prevention and control of healthcare-associated infections in primary and community care. London: Royal College of Physicians, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK115271/.

 

  1. SCHAEFFER, A. J. Placement and management of urinary bladder catheters in adults. Waltham (MA): UpToDate, 2017. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/placement-and-management-of-urinary-bladder-catheters-in-adults.