Gostaria de saber se permanece a contra-indicação para amamentação durante a gestação, pois alguns profissionais que participaram do último fórum referente ao assunto relataram não existir mais essa contra indicação.
Gostaria de saber se permanece a contra-indicação para amamentação durante a gestação, pois alguns profissionais que participaram do último fórum referente ao assunto relataram não existir mais essa contra indicação.

Categoria Profissional Solicitante: Enfermeiro

Não existe contra-indicação absoluta para suspender a amamentação durante a gestação. A mãe pode amamentar um bebê mesmo estando grávida de outro e mesmo após o parto, pode amamentar dois filhos de idades diferentes (amamentação em Tandem). A cada dia novos estudos são publicados para esclarecer os benefícios desta prática, bem como sua segurança. Alguns estudos apontam que o parto prematuro ou perda gestacional acontece independentemente do fato da mulher amamentar seu outro filho ou não. Outras questões como infecção, hemorragia ou alterações da pressão arterial, ameaça de aborto ou parto prematuro, os enjôos/vômitos da gestação (hiperêmese) e peso de nascimento dos bebês são semelhantes em mães que amamentam e não amamentam seus bebês durante a gestação. A questão da decisão de se amamentar durante a gestação passa, então, a ser de cunho cultural e familiar, de decisão da mulher, com o conhecimento de que os benefícios são superiores aos possíveis riscos, que a cada dia se mostram menos evidentes. Ainda que o volume e o sabor do leite materno sofram mudanças por um determinado período de tempo, que alguns bebês rejeitem a mama e até desmamem. Além disso, não há evidências que apontem para problemas no desenvolvimento fetal ou nutrição do lactente quando ocorre a amamentação durante a nova gravidez. As gestantes e puérperas devem manter alimentação saudável e balanceada e, acrescida aos cuidados básicos de pré-natal, possuem todas as condições e segurança para manter a amamentação, se assim desejarem.

 

Referências

Gomes C.  Manter a amamentação durante nova gravidez é seguro! Prolactare Assessoria em Amamentação. Maio, 05, 2017.

Disponível em: http://prolactare.com/amamentacao/manter-a-amamentacao-durante-nova-gravidez-e-seguro