De antemão quero agradecer a eficiência do sistema, que tem sido de grande apoio, e desejar à equipe próspero ano novo. Trata-se de paciente de 39 anos com histórico pessoal de: – HAS controlada com losartana potássica 50 mg 1x/dia; – sobrepeso;- fibromialgia com queixa de dor generalizada persistente, tendo sido recomendado em última consulta amitriptilina 25 mg 8/8 horas (tem realizado vários tratamentos mas não adere); – síndrome de pânico; – litíase biliar, que suspeito possa ter sido gerada também por uso durante tempo prolongado de fibratos. Em exame do dia 8/6/2017 apresentava triglicérides 616 mg/dl, e ao ver o ultrassom abdominal mostrando a litíase biliar suspendi ciprofibrato e comecei com atorvastatina, porém em 13/12/2017 apresenta triglicérides 635 mg/dl. Restante do lipidograma e hepatograma sem alterações, com exceção de HDL 31 mg/dl. Gostaria de um suporte sobre como melhor tratar a hipertrigliceridemia nesse caso. Muito obrigado.
De antemão quero agradecer a eficiência do sistema, que tem sido de grande apoio, e desejar à equipe próspero ano novo.   Trata-se de paciente de 39 anos com histórico pessoal de: – HAS controlada com losartana potássica 50 mg 1x/dia; – sobrepeso;- fibromialgia com queixa de dor generalizada persistente, tendo sido recomendado em última consulta amitriptilina 25 mg 8/8 horas (tem realizado vários tratamentos mas não adere); – síndrome de pânico; – litíase biliar, que suspeito possa ter sido gerada também por uso durante tempo prolongado de fibratos.  Em exame do dia 8/6/2017 apresentava triglicérides 616 mg/dl, e ao ver o ultrassom abdominal mostrando a litíase biliar suspendi ciprofibrato e comecei com atorvastatina, porém em 13/12/2017 apresenta triglicérides 635 mg/dl. Restante do lipidograma e hepatograma sem alterações, com exceção de HDL 31 mg/dl.  Gostaria de um suporte sobre como melhor tratar a hipertrigliceridemia nesse caso. Muito obrigado.

Categoria Profissional Solicitante: Médico da estratégia de saúde da família

esposta:

Olá! A hipertrigliceridemia isolada é uma condição com menor repercussão cardiovascular se comparada a hipercolesterolemia. Para lhe auxiliar na condução desta situação clínica seguem abaixo alguns apontamentos:

1. Considera-se que pacientes com valores ≥ 500 mg/dL devem receber terapia apropriada (medidas não farmacológicas e farmacológicas) para redução do risco de pancreatite. (FALUDI et al; 2017). Entretanto, existem dúvidas se a diminuição dos triglicérides (TG) reduz também o risco cardiovascular. As situações onde se encontram valores acima de 1000mg/dL deve-se iniciar tratamento medicamentoso junto com ações não farmacológicas.
  2. É comum identificar situações de hipertrigliceridemia associado a HDL-C baixo como é o caso do seu paciente. Esta associação aumenta o risco cardiovascular. Para isso, é necessário que o profissional de saúde estratifique o risco antes de decidir pelo tratamento. Utiliza-se rotineiramente para isso a escala de Framingham. Depois de estratificado o risco é necessário avaliar os níveis de colesterol não-HDL (este número é obtido pela seguinte cálculo: colesterol total – HDL-c), pois a opção de tratar a condição de hipertrigliceridemia baseia-se nos valores desta fração de colesterol. Com isso, se o risco cardiovascular for intermediário iniciar tratamento se colesterol não HDL-c for maior ou igual a 190mg/dL e para risco cardiovascular elevado o valor maior ou igual a 160mg/dL (LEAF, 2016).
  3. A suspensão do fibrato devido à litíase biliar foi uma opção cuidadosa e assertiva, pois a prescrição de fibrato deve ser cautelosa na presença de doença biliar. Neste caso pode-se prescrever uma estatina que também tem ação na redução dos triglicérides. Entretanto, a opção pelo tratamento deve obedecer às recomendações descritas acima.
  4. Investigar as causas secundárias de aumento de triglicérides, sendo que as mais comuns são: diabetes não controlado, ingestão excessiva de álcool, hipotireoidismo, gestação, obesidade, doença renal e uso de medicamentos como hormônios e corticóides.
  5. A equipe deverá apoiar o paciente para as mudanças no estilo de vida, buscando metas para o tratamento não farmacológico. As medidas que têm boas evidências de melhora desta condição clínica são: redução de peso, redução de ingestão de bebida alcoólica, redução de carboidratos simples/açúcares e atividade física. Estas medidas são importantes e devem preceder o início do tratamento medicamentoso.
  6. E por fim, toda a equipe deve estar envolvida no empoderamento deste paciente e apoio ao autocuidado com vistas à melhoria da adesão aos tratamentos, pois o caso descrito contém diversas co-morbidades que podem de fato comprometer todas as condições clínicas destes pacientes. Caso a equipe seja matriciada pelo NASF (núcleo de apoio à saúde da família), a equipe multiprofissional poderá ampliar a efetividade das ações propostas para este usuário.
  7. Apesar de não ser o foco da dúvida, recomenda-se rever a posologia da amitriptilina para a fibromialgia, pois este medicamento pode ser dado em dose única à noite, já que o efeito colateral principal é sonolência o que pode dificultar a adesão do paciente.

Deixarei nas referências bibliográficas acesso ao consenso brasileiro de dislipidemia de 2017 caso queira consultar mais detalhadamente as condutas descritas nesta teleconsultoria. Bom 2018!

FADUL, AA et al. Atualização da diretriz brasileira de dislipidemias e prevenção da aterosclerose. Arquivos Brasileiros de Cardiologia v109 n° 01, agosto 2017. Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/2014/diretrizes/2017/02_DIRETRIZ_DE_DISLIPIDEMIAS.pdf

LEAF, DA. Hipertrigliceridemia. BMJ Best Practice, 2016.